Thursday, November 15, 2012

macadamia nuts

bom, resumindo a história, um botânico tal aí deu o nome de macadâmia para sua descoberta em homenagem a um amigo chamado john macadam. a árvore da macadâmia é originária da austrália e foi introduzida no havaí onde foi usada como planta ornamental e na reflorestação do arquipélago. de sabor doce (só comi macadâmia crua na minha vida) é bem legal pra fazer leite e sorvete. eu, na minha aventura com leites, resolvi testar. na zona cerealista de são paulo, ali perto do mercadão municipal, tá bem mais barato do que em outros lugares. bem mesmo. eu paguei 16 contos em 500g. 
a receita do leite é a seguinte. deixe 1 copo americano de macadâmias hidratando por 2 duas. depois lave as macadâmias e as coloque no liquidificador com 2 copos americanos de água. (dessa fez coloquei filtrada). aí é só bater até as macadâmias se dissolverem. fica um leite bem espumoso. uma delícia. eu passei na paneira pra dar uma coada. bebi o leite com canela. por enquanto não estou me aventurando muito nas combinações porque quero sentir o gosto dos leites. 
com o que sobrou na paneira pensei em fazer um patê, já que ficou bem com uma consistência de patê mesmo. voltei a pasta no liquidificador e coloquei meio copo americano de água. adicionei suco de 1 limão inteiro e 4 tomates secos. também coloquei 1 colher de café de sal. depois de tudo pronto e batido no liquidificador, adicionei pitadas de salsa desidratada. olha, ficou bem legal. comi com torradas. 
a macadâmia, assim como outras nozes, é uma fonte saudável de proteínas e gorduras. além disso, fornece cálcio, entre outras coisas. 

1 comment:

Valdinei Calvento said...

Pô Sandre! Tá mais do que na hora de nos fazer uma visita, hein? Muito legais as dicas de rango! Ficará por aqui por estes dias? Dá um toque se forem pedalar. Abração e bon apetit! (é assim que se escreve?) ;(-