Wednesday, November 14, 2012

meu primeiro leite feito em casa

foto: the kitchen dispensary
nas receitas em inglês você vai ter que procurar por sesame. em português do brasil, gergelim. antes só conhecia o gergelim que vem no pão do mcdonald's. se vacilar, é somente daí que muitas pessoas o conhecem. o lance é que depois de ter conhecido o tahine, que é uma pasta muito usada na culinária do oriente médio (umas das minhas favoritas) eu comecei a pirar no gergelim. o tahine é feito de sementes de gergelim. eu só conhecia a versão "feito com sementes torradas de gergelim", mas na minha última viagem a florianópolis eu experimentei a versão crua, que por sinal é mais saborosa. 
mas estou aqui pra falar que fiz meu primeiro leite. como? peguei sementes de gergelim. deixei de molho em água filtrada (mentira, foi da torneira mesmo) por 8 horas. depois escorri á água, dei aquela enxaguada com água corrente por uns 20 segundos e deixei as sementes numa peneira por 1 hora. esse processo é chamado de "arear a semente". durante essa 1 hora eu ia lá fuçar a todo momento. fui percebendo que a semente ficou bem macia, e com uma simples pressão entre os dedos a semente quase se desfazia. depois coloquei as sementes no liquidificador e 1 copo americano de água. (de sementes tinha metade do copo). bati até obter o leite. é bem rápido. ficou bem saboroso. se você quiser fazer uma frescura, coloque canela, deve ficar uma delícia. dizem que tem que ser tomado na hora, se não amarga. e o gergelim amarga mesmo.
o gergelim é rico em cálcio, ferro, manganês, fósforo e cobre. além de vitaminas do complexo b e e.

No comments: