Wednesday, July 24, 2013

O Primo Basílio - Eça de Queirós. [1878]

Lançado em 1878, um século antes do meu nascimento. Os estudiosos da Literatura o classificam como Realismo-Naturalismo. Quando o li pela primeira vez, em 1997, como mostra a primeira assinatura que fiz no livro, achei a leitura um pouco maçante. Já agora, aquilo que mais me entediou naqueles anos, foi o que mais me impressionou. A riqueza dos detalhes e como elas se apresentam no enredo fazem com que eu coloque O Primo Basílio na minha lista de favoritos. O livro é uma crítica à burguesia Lisboeta, tendo como cenário a própria cidade de Lisboa. Pelo menos é assim que dizem aqueles que estudam. Muito mais que isso, uma grande estória de amor e traição. 

Personagens: Luísa, Jorge, Basílio, Juliana, Sebastião, Conselheiro Acácio, Julião, Leopoldina, Dona Felicidade, Senhor Paula, Joana, Tia Joana, Mariana, Doutor Caminha, Tia Vitória e Visconde Reinaldo.  

608 páginas. 


No comments: