Tuesday, December 04, 2012

O paralelo 14 [Mochilão #6]

Alto Paraíso de Goiás - GO
Você deve lembrar das aulas de Geografia quando o professor falava de  paralelos e meridianos. Eu tenho uma vaga lembrança. O pouco que aprendi mesmo foi no curso da vida. As linhas traçadas de norte a sul unindo os polos são os meridianos e as linhas traçadas de leste a oeste paralelas ao equador são os paralelos. Nessa andança passei por Alto Paraíso de Goiás, um dos 5 municípios da região conhecida como Chapada dos Veadeiros. Se você já foi pra São Tomé das Letras em Minas Gerais, vai entender um pouco da vibe dessa cidade. Eu não curto muito esse lance de hippie. Digo do meu ponto de observador. Lógico que aquilo que conheço me limita. Mas então, é assim com todo mundo. Sendo assim, tirando essa coisa toda de que o fim do mundo vai acabar nesse mês de Dezembro no qual estamos, essa mistura de hippie com a cultura local resultou em algo interessante, a tal da vibe da cidade. O que mais me impressionou foi a natureza em volta. Sabe quando você encosta a cabeça no travesseiro e se dá conta que vai dormir no meio da Chapada dos Veadeiros? Me instiga. A cidade está a 1600 metros acima do nível do mar. A vegetação ao redor é bem variada, mas estamos no Cerrado. 
Mas e os tais dos paralelos e meridianos? O que eles tem a ver com esse post? O paralelo 14 que atravessa Machu Picchu, no Peru, também atravessa Alto Paraíso. Aí você imagina o quanto de grupos místicos essa cidade reúne. Além disso, acredita-se que no subsolo da região exista uma enorme placa geológica de milhões de toneladas de cristal de quartzo. Aí você junta essa coisa de místico e cristal é já sabe. Bom, que aqui já foi área explorada pelo garimpo em procura de cristais - e eles existem mesmo de monte por aqui - já é sabido. Mas daí achar que seres iluminados de outros planetas pousariam aqui por causa dessa emanação de energia positiva já é um pouco viagem. Prefiro a minha viagem por essas estradas, sem rumo. 

No comments: