Tuesday, June 03, 2008

Uma casa, hein?

Em 1999 quando minha irmã se casou e meu irmão morava no fundo da casa dos meus pais, eu fiquei com o quarto só pra mim. Era um quarto grande, mas de tanta tranqueira que eu coloquei naquele lugar, ele acabou ficando pequeno. Minha irmã e minha mãe chamavam o quarto de favela. Mas elas têm que admitir, elas adoravam aquele quarto. Sempre que precisavam de um livrinho pra ler, um filminho pra assistir, um álbum de fotografia pra relembrar o passado nos momentos de nostalgia, era só ir para o quarto. Depois veio minha sobrinha que também adorava brincar por lá. Tinha uma lousa pra desenhar, canetões de várias cores, colchões e almofadas pelo chão. A porta era pichada do lado de dentro, o guarda roupa bem velho. Ouvi muita música dentro daquele quarto. Confesso que era um pouco sujo também, mas sinceramente não me incomodova. Quando me incomodova, simples, era só limpar.
Eu dormi praticamente minha vida inteira naquele quarto. Dos meus 5 aos meus 27. Ali era uma espécie de retiro. Organizava minhas idéias, pensava sobre muitas coisas deitado ali no chão.

Depois que saí de lá, por força da situação, tive que mudar de hábitos. Num primeiro momento tive que me desfazer de um monte de coisas. Cara, era tralha pra caramba! Coisas que eu pegava por aí, que pensava em ser útil algum dia, mas que só vi novamente no dia em que joguei tudo fora! A cada mudança que tive que fazer, mas coisa eliminava. Desde então não tive um espaço só meu. Dividi espaços com outras pessoas.

Por não ter um espaço só pra mim, um retiro, eu descobri algo bem legal. Meu retiro pode ser eu mesmo. Hoje nem sei como conseguia juntar tanta besteira! Hoje, eu comigo mesmo, isso me basta. Já existe muita tranqueira nessa minha cabeça. Hoje paro em qualquer lugar, a qualquer hora e me retiro para dentro de mim mesmo quando preciso.

A casa do Sapo Caco será como sou hoje em dia. Flexível! Será um espaço para juntar os amigos, ficar à vontade. As cores da parede serão cores que me agradam, os móveis serão somente aqueles que realmente preciso. Um espaço sem muitas frescuras. Um lugar onde eu possa beber um vinho e deixar a taça ao lado da cama, fumar uma maconha e deixar a ponta no cinzeiro, inventar vários pratos na cozinha e deixar o livro que estou lendo no banheiro. Um lugar onde possa dormir a hora que eu quiser, ficar na internet até quando cansar e acordar às 2 da tarde.

Comprei a casa no dia 21 de Janeiro de 2008, aos meus 29 anos de idade. Peguei as chaves no dia 24 de Abril. Tudo é temporário, a vida é bem dinâmica. Não sei por quanto tempo ficarei por lá e isso é o mais gostoso da vida, essa imprevisibilidade.

O blog da Casa do Sapo Caco é só um registro de alguém que descobriu que a vida pode ser bem mais divertida.

No comments: