Monday, June 09, 2008

Como pintar uma casa

Sou totalmente "sem noção" sobre como pintar uma casa. Nunca pintei e nem acompanhei um pintor. Quando resolvi pintar eu mesmo a casa do Sapo Caco, sabia do desafio pela frente. Hoje minha cunhada cancelou a aula de inglês e eu me vi com a tarde inteira livre.
Bom, qual a primeira coisa que devo fazer para pintar a casa? Buscar informação sobre ferramentas necessárias, quantidade e tipo de tinta e técnicas de pintura. Tem um site que uso quando preciso de informações básicas sobre algum assunto: http://www.howstuffworks.com/
Nele eu encontrei vários artigos sobre house painting. Como o site está em inglês, tive que buscar os nomes das ferramentas em português para poder fazer orçamento delas numa loja de tintas.
Como almocei num restaurante perto de casa que fica do lado de uma dessas lojas (Armazém das Cores), aproveitei e perguntei o preço de algumas ferramentas, só para ter idéia. As ferramentas mais básicas custam entre R$ 2,50 a R$ 15,00. Tintas dependem da marca, do tipo e da quantidade. Sobre isso ainda preciso pesquisar mais. Já sobre as ferramentas necessárias, já vi que não gastarei muito.
Uma outra questão que surgiu, sobre a qual eu nunca havia pensado, foi o tipo de material usado na produção dessas ferramentas. Vi que existem pincéis que são feitos com pêlo de animal e outros de nylon. O rolo, por exemplo, pode ser de lã de carneiro. Percebi que as marcas não são muito diversificadas, pelo menos na loja que fui.
Minha idéia é aprender bastante ao longo do processo, me descobrir na interação com algo que é um desafio pra mim. O objetivo desse blog é o registro de tudo isso.

No comments: