Friday, December 07, 2012

Sonho ou pesadelo [Mochilão #9]

Praça dos Girassóis - Palmas - TO
Eu lembro quando tinha 10 anos e a professora de Geografia disse que tinham acabado de criar um novo Estado. Isso foi em 1988, quando foi aprovado no Congresso Nacional a criação de Tocantins. Logo no ano seguinte veio a fundação da capital - Palmas - em 20 de maio de 1989. Desde muito tempo antes disso já havia movimentos separatistas na região. Mas isso você pode pesquisar mais aqui na internet se for do seu interesse. Há pouco morreu Oscar Niemeyer e não quero causar nenhuma espécie de revolta nos adoradores desse deus do concreto. Parece que certas coisas não podem ser questionáveis e o cara parece que conseguiu esse status. Assim como Niemeyer fez com Brasília, fizeram os arquitetos que projetaram Palmas. Sonho pra quem tem dinheiro e carro. Pesadelo pra quem se locomove com as pernas, como eu. Tudo longe, faixas de pedestres no lugar onde é até um insulto ter que andar pra atravessar a rua. Ônibus caro, cheio, e meio que saindo do nada e indo pra lugar nenhum. A cidade foi projetada pra crescer. E muito! O que impressiona em Palmas é a imensidão de seu céu. Mano! A cidade é praticamente toda plana e ainda possui poucos prédios, então sobra céu em cima da cabeça. O rio Tocantins pode ser visto de vários pontos da cidade, passando lá embaixo. Poderoso! Agora, se você é do tipo que não gosta de calor, não cogite sequer pensar em um dia vir pra cá. Palmas parece um oásis no meio do deserto. Ali, no meio do cerrado, calor de 40 graus fácil. Isso porque cheguei na época "fresca", a época da chuva. Dizem que isso aqui em agosto e setembro é o inferno na Terra. E eu camelei, viu! Bati perna nessa cidade. Bebi litros de água no caminho. Nunca vou esquecer, foi como estivesse andando numa fornalha. 

1 comment:

Enio Everton said...

"Mas isso você pode pesquisar mais aqui na internet se for do seu interesse. Há pouco morreu Oscar Niemeyer e não quero causar nenhuma espécie de revolta nos adoradores desse deus do concreto. Parece que certas coisas não podem ser questionáveis e o cara parece que conseguiu esse status."

Thank you! Todo mundo só fala como o cara foi "gênio"! Nem DaVinci foi gênio. Parece que ninguém vê a falta de vida nas obras de Niemeyer, e foi só morrer para virar um deus.