Thursday, September 22, 2011

To Arthur

especialmente para taylor is a cat
___________________________________________

O que você vai fazer hoje exatamente às 17h59?
Difícil de dizer, não? Agora se você fizer essa pergunta a um Irlandês, a um estrangeiro que viva na Irlanda ou um turista visitando o país, ele provavelmente vai responder que vai fazer um brinde. Um brinde a um homem chamado Arthur e uma cerveja chamada Guinness.
Isso mesmo, nesse dia a Irlanda celebra o Arthur's Day, em homenagem ao dia em que Arthur Guinness fechou o contrato de locação de 9.000 anos (sim, 9.000 anos!) da fábrica onde produziria aquela que se tornaria uma das cervejas mais famosas de todo mundo, e a marca registrada da Irlanda. O mês era Setembro, e o ano 1759 (daí o horário estabelecido para começar a celebração - 17:59).
Hoje, mais de 250 anos depois, a fábrica continua lá e é a atração turística mais visitada de Dublin. Tudo isso porque a Guinness é consumida atualmente em mais de 150 paises, onde 10 milhões de pints (copos de pouco mais de meio litro) são vendidas diariamente.
E onde mais se comemoraria o aniversário de um cerveja a não ser num pub? Só a capital Dublin tem mais de 1000 pubs (sem contar os outros tantos espalhados pelo país) que hoje se preparam para receber diversas atrações musicais. Além disso, a cidade tem dezenas de shows programados, todos com ingressos esgotados há muitos meses. 
Olha aí em baixo o vídeo de lançamento das celebrações desse ano:

Não importa então se você vai estar num desses shows concorridos, num pub em Dublin, ou aí mesmo no Brasil. O que importa é levantar seu copo de Guinness e fazer um brinde:  "to Arthur".

No comments: