Monday, July 25, 2011

mais um rolê pelas várzeas do tietê [bike #23]

a história é assim: em julho de 2009 o então governador josé serra anunciou a construção do maior parque linear do mundo. o parque várzeas do tietê. tente imaginar a dimensão do projeto. o parque contará com 33 núcleos de atividades de lazer, cultura, turismo e esporte. começa ali na barragem da penha, passando por vários bairros da periferia da zona leste de são paulo, pelos municípios de guarulhos, itaquaquecetuba, poá, suzano, mogi das cruzes, biritiba-mirim, chegando na nascente do rio tietê em salesópolis. isso tudo dá 75km de extensão. o projeto ainda contempla a construção de uma mega-ciclovia que circundará todo o parque dando um total de 230km de pedalada. o parque todo será implantado em 3 etapas, sendo a última prevista para 2016.

os rolês de bike começaram numa noite de sexta-feira onde fomos até o centro de são paulo, partindo da vila matilde. de lá pra cá o domingo ficou reservado para esse encontro entre amigos. a idéia é combinar o rolê e se pintou a vontade de participar é só chegar na hora marcada. não tem regras e coisas do tipo. é meio assim, feito por todos. nesse último tivemos a estréia dos amigos guilherme, janaina e giovanna, além de luciano, morador da zona norte, que chegou, se apresentou e pedalou com a gente.

rolê bem tranquilo, pra levar os iniciantes. saímos da barragem da penha e fomos até a padaria tom & jerry, no jardim helena. cerca de 30km de pedal. a ciclovia, por si só, já vale o passeio. tá uma delícia pra pedalar e cada vez mais atraindo famílias, amigos e ciclistas mais experientes, que usam a via parque (pra carros mas ainda fechada) pra pedalar mais pesado.

pra quem não tem bike mas quer conhecer a ciclovia. o aluguel de bike é bem simples. R$5 a hora para bicicletas sem marcha e R$7 para aquelas com marcha. é só deixar o rg.

No comments: