Thursday, April 29, 2010

A obsessão lírica e a obsessão épica

Trecho do livro A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. Está fora de contexto mas não deixa de ser divertido mesmo assim.

Quinta Parte: A leveza e o peso. Capítulo 10.

Os caçadores de mulheres podem facilmente ser divididos em duas categorias. Uns procuram em todas elas sua própria idéia de mulher, como lhes aparece em sonho, subjetiva e sempre a mesma. Outros são levados pelo desejo de tomar posse da infinita diversidade do mundo feminino objetivo.

A obsessão dos primeiros é uma obsessão lírica: procuram a si próprios nas mulheres, procuram o seu ideal e são sempre e continuamente frustrados, porque, como sabemos, é impossível encontrar o que é ideal. Como a frustração que os leva de mulher em mulher dá à inconstância deles uma espécie de desculpa melodramática, muitas mulheres sentimentais acham comovente essa poligamia convicta.

A outra obsessão é uma obsessão épica, e as mulheres não vêem nisso nada de comovente: como o homem não procura nelas um ideal subjetivo, tudo lhe interessa e nada pode decepcioná-lo. Essa incapacidade para a decepção tem qualquer coisa de escandaloso. Aos olhos do mundo, a obesessão do épico não pode ser perdoada (porque não é resgatada pela decepção).

No comments: