Thursday, February 23, 2012

brave new world - aldous huxley (1932)

aproveitando o gancho do post anterior onde falei do brief candles, coloco aqui outro livro de huxley. li pela primeira vez em inglês, em tempos onde ainda engatinhava no estudo da língua, creio que era até uma versão adaptada. depois re-li em português. é um livro incrível. se literatura é a sua vibe, leia. eu mesmo estou pensando em ler novamente um original, em inglês, que parou em minhas mãos. segue a descrição tirada do wikipédia.

admirável mundo novo narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizadas por castas. a sociedade desse "futuro" criado por huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma". as crianças tem educação sexual desde os mais tenros anos da vida. o conceito de família também não existe. 

algumas referências ao livro em outras artes:

- a música admirável chip novo, da pitty, cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas na obra de huxley.
- a música admirável gado novo, de zé ramalho, é obviamente um trocadilho com o nome do livro.
- o iron maiden tem uma música e um álbum com o nome do livro e traz na capa do álbum uma londres do futuro baseado na descrição de huxley.
- a banda strokes tem uma música chamada soma, que faz alusão à droga descrita no livro.

mais alguma referência que você conhece?

1 comment:

Ricardo Campanille said...

A música do iron é stranger in a strange land, do album somewhere in time, de 1986. Mais tarde, em 2000, o disco gravado com a volta do Bruce se chama Brave New World, mais uma referência à essa excelente obra da literatura.