Wednesday, September 14, 2011

numa township de cape town

now freedom must be fundamental
in johannesburg or south central

esse é um trechinho da música township rebellion do ábum rage against the machine de 92, da banda do mesmo nome. townships são áreas que foram criadas para as pessoas que eram consideradas não-brancas durante o regime do apartheid, na áfrica do sul. hoje em dia, grande parte da população de cidades como johannesburg e cape town ainda moram em townships.

ao lado leste da table mountain na cidade do cabo, tem uma imensa área plana a perder de vista, conhecida como cape flats. é nessa região que se concentra a maior parte das townships na cidade do cabo.

gosto muito dessa foto acima. ficou parecendo um desenho. é tudo muito cheio de cor, cheiro. fui acompanhado de um morador da região e mais dois amigos que fiz por lá. essa foto foi tirada de um mirante, antes de nos aventurarmos por esse labirinto de ruas e vielas.

um bilhar. fomos recebidos com cerveja artesanal quente (foi meio punk engolir) num calor beirando os 40 graus. os caras bebiam como se bebe aqui, em qualquer bar, uma gelada. estava acontecendo um churrasco também. mas eu não sei por qual motivo, deixaram a cabeça do bicho em cima da grelha. momento único!

esse menino achou que eu conhecia o ronaldo fenômeno quando eu disse que era brasileiro. ficou do meu lado quase o tempo todo. foi um pouco difícil entender o inglês dele no começo. ficava repetindo o nome do jogador em toda oportunidade. sabia o nome dos jogadores da seleção brasileira e no fim eu acabei não convencendo que eu não conhecia o ronaldo.

2 comments:

Ricardo Campanille said...
This comment has been removed by the author.
Ricardo Campanille said...

Hoje eu acordei cantarolando Save my Time, q eu estava com ela na cabeça, do nada, pois desde que a banda terminou não coloquei mais nossas músicas pra tocar. Algo me incomodava, demorei pra superar o ponto final e o jeito que eu o coloquei. Gostaria de ter sido mais maduro quando tocávamos, pra ter me colocado de outra forma perante às situações. E sempre por muito tempo a esperança de voltar me cutucava, até e eu falar com o Enio e ver que ele realmente não quer mais saber de tocar som próprio. E o fim da banda, pelo menos pra mim, é uma ferida que nunca vai se curar.