Tuesday, August 30, 2011

descida pra santos via estrada de manutenção

a estrada de manutenção da rodovia dos imigrantes serpenteia os traçados da rodovia dos imigrantes (sp-160) e rodovia anchieta (sp-150) e desce a serra cortando por dentro o parque estadual da serra do mar. algumas pessoas confundem essa estrada com a estrada velha de santos (rodovia caminho do mar, sp-148), mas não há relação entre as duas, essa última fica bem mais ao norte, iniciando-se próximo à rodovia anchieta. hoje em dia a estrada de manutenção é bastante usada por ciclistas pra se chegar em santos, já que a polícia rodoviária proibe a descida pela rodovia dos imigrantes.

meu amigo tim veio para o brasil no ano passado e recusei o convite de descer pra santos com um grupo de ciclistas que ele conheceu na internet por causa de outros compromissos. desde então fiquei com muita vontade de fazer essa descida e a oportunidade chegou no último domingo (28) com o chave-de-boca e mais outros ciclistas da empresa demarest, que estavam organizando esse passeio.

perceba como estou forçando o pé no chão. cago de medo de altura e ali atrás havia um precipício. no geral, se você for com cuidado, é relativamente seguro. mas o abuso pode ser bem perigoso. depois de pedalar um bom trecho pela imigrantes, passando o rancho da pamonha, começa a estrada de manutenção. bem ali tem um trecho cheio de cascalhos o que dificulta um pouco se você usa pneus slick 1.5 como o meu. logo em seguida uma série de descidas e curvas cheias de lodo. a vista é fenomenal, durante todo o caminho. descemos num calor de 32º graus que só foi sentido quando saímos do mato e chegamos à santos.

demoramos muito mais do que o previsto. foram 8 horas da estação de metrô jabaquara até a orla da praia de santos. estávamos em 14 pessoas. tivemos pneus furados, problemas com freio, parada na cachoeira pra refrescar, vimos o que diziam ser uma jararaca e, lógico, cerveja quando chegamos. um possível congestionamento na rodoviária devido ao jogo do santos e são paulo na vila belmiro no fez voltar antes do que eu queria. na verdade, se tivesse encontrado alguns comparsas preguiçosos como eu, teríamos voltado só na segunda.

a volta pode ser feita de ônibus. a passagem é cerca de 18 reais, sem nenhuma taxa para a bike. há empresas que não permitem mais do que 4 bikes por ônibus, como a viação cometa. já a viação ultra permite a subida com 10 bikes. já no metrô só é permitido o embarque de no máximo 4 bikes por trem. nos trens da cptm somente 2.

2 comments:

Prof. Fabricio do Prado said...

Muito maneiro! Deve ser uma experiência única. Torço para que seja cada vez mais fácil ir para a praia de bike saindo aqui de sp.

Pedalare! said...

Caríssimos,

Pedalare! morrreeennndddooo de vopntade de ter ido junto!!!

Vamos ver se na próxima da certo!